Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

15. PDFs - Substituindo o Adobe Acrobat Pro

Você acabou de desembarcar no Linux e quer substituir seus programas mais usados no RuWindows por versões Linux né? A maioria dos ambientes gráficos (MATE, Gnome, KDE etc) possuem seus próprios leitores de PDF (o que seria o Acrobad Reader deles) mas nenhum tem um Adobe Acrobat Pro, que é aquele que edita PDFs e faz um bocado de outras coisas. Bem, nós temos algumas opções, vou falar daquela que eu uso.

PDF Studio

Essa é a melhor opção. É um clone que copia 99% das funções do Adobe Acrobat Pro. Só que ele não é gratuito, para usá-lo é preciso pagar por uma licença que custa no mínimo US$89,00 (uns R$270,00). Então nem vou recomendar esse pra vocês, afinal somos linuxers, ainda que noobs, e preferimos coisas livres ou ao menos gratuitas.

Master PDF Editor

Minha escolha do coração!

Ele não é tão bom quanto o PDF Studio, mas tem a vantagem de ser gratuito. Infelizmente não tem no repositório Debian, mas ele instala sem problemas pelo dpkg.

VANTAGENS, o que ele tem:
  • idioma português brasileiro (Ferramenteas > Configurações e selecione idioma)
  • edição de textos
  • junção de arquivos PDFs e exclusão de páginas num PDF
  • adição de bookmarks
  • rotação, crop e extração de páginas
  • inserção e edição de comentários

DESVANTAGENS, o que ele não tem:
  • OCR (reconhecimento de texto)

BAIXAR:
http://code-industry.net/free-pdf-editor.php

INSTALAR:
Na pasta onde baixou o programa, digite: $ sudo dpkg -i *.deb
Esse comando só deve se o único pacote debian na pasta for o Master PDF, do contrário digite: $ sudo dpkg -i m e aí pressione a tecla TAB, ele vai completar com o nome do programa, que começa com a letra m!

Nenhum comentário:

Postar um comentário