Páginas

Remastersys

O que é isso?

Remastersys é um programa feito para Debian GNU/Linux, provavelmente funcionando em seus derivados.

O objetivo do programa é criar um Live CD/DVD contendo ou uma distribuição completa (como Knoppix e o saudoso Kurumin) ou uma cópia de backup completo do sistema instalado em sua máquina.

Ou seja, ele faz uma remasterização do seu sistema, criando uma ISO para você distribuir entre seus amigos (ou guardar como backup do sistema).

Basta inserir no drive o Live CD/DVD criado, inicializar o PC e o sistema será carregado sem instalar nada no computador. Há um botão no desktop que permite instalar o Live CD no Disco Rígido (restauração do backup ou instalação da distro). Acompanha ferramentas de particionamento.

O idoma padrão é o inglês, mas ele incorpora as localizações em português do Brasil! A linguagem é reconhecida automaticamente.

Origem

Remastersys é um fork do famoso Remastersys versão 3.0.0-1 de Tony "Fragadelic" Brijeski. O Remastersys de Brijeski fazia a mesma coisa, mas foi descontinuado no começo de 2013.

Download

Clique aqui para baixar a última versão do Remastersys. São dois pacotes, baixe ambos.

Instalação

Instale ambos os pacotes. O uso do "*" te permite instalar os dois ao mesmo tempo:

$ sudo apt install ./remastersys*.deb

O uso do apt em vez do dpkg garante que as dependências serão resolvidas automaticamente.

Uso

Procure no menu "Aplicativos" > "Ferramentas de Sistema" por quatro atalhos Remastersys. O "Remastersys - Criador" é o MENU PRINCIPAL. Comece por ali.

Obrigado! Gostaria que deixasse suas dúvidas no GitHub, seção de Issues.